



A estação de Itaim Paulista foi inaugurada em 1926 mas a linha só entrou em operação em 1934. Em 1979 recebeu um prédio novo construído pela RFFSA.
Em 2006 esse prédio começou a ser demolido para a construção de um novo pela CPTM, com itens de acessibilidade, dentro do projeto de revitalização da linha.

Nova Estação Itaim Paulista transforma cenário urbano da zona leste
Localizada na rua Rafael Correia da Silva, n° 13, a nova Estação Itaim Paulista, com sua arquitetura sofisticada, substituiu o antigo prédio construído em 1979. A edificação destaca-se no cenário urbano da região, uma das mais populosas de São Paulo, com 360 mil habitantes. Devido à demanda, atualmente com cerca de 30 mil usuários, a nova estação da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) conta com projeto diferenciado.
No total, são 4.000 m² de área útil, dos quais 1.300 m² apenas no mezanino de acesso. A CPTM utilizou método construtivo misto, com estruturas metálicas, de concreto armado e pré¬-moldado. A exemplo de Comendador Ermelino, inaugurada em janeiro, Itaim Paulista foi construída sem interromper a circulação de trens, proporcionando o menor impacto possível na prestação de serviços aos usuários. Uma estação provisória teve de ser construída ao lado do prédio atual para atender à demanda.
Os requisitos de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, presentes nos novos projetos da CPTM, estão contemplados na Estação Itaim Paulista. Uma passarela, com subida circular em rampa conforme normas da ABNT, na área não-paga, ficará aberta 24 horas para permitir o acesso à estação, bem como a transposição de vias com conforto e segurança.
A plataforma central é acessada por escadas rolantes, o que significa uma melhor distribuição do fluxo de pessoas e do gerenciamento da operação. No mezanino, concentram-se recursos como bilheterias blindadas, bloqueios eletrônicos, SSO (Sala de Supervisão Operacional) e sanitários públicos (inclusive para pessoas com deficiência). As salas operacionais foram dispostas sobre as salas técnicas de forma a deixar o mezanino exclusivamente para o fluxo de passageiros.
A estação conta com circuito fechado de TV, sistemas de sonorização, telefonia, relógios, proteção contra incêndio, além de facilidades para pessoas com deficiência visual, como piso tátil de alerta, rota tátil e mapa tátil (em braile). A edificação recebeu ainda um novo posto do Acessa São Paulo, permitindo à população utilizar gratuitamente microcomputadores conectados à Internet.
Os arredores receberam uma série de melhorias. A CPTM redimensionou o sistema viário ao longo da rua Rafael Correia da Silva, com o alargamento do passeio e ampliação das vias. No lado norte, a Rua Cordão de São Francisco recebeu uma baia exclusiva para ônibus, que permitirá a livre circulação no sistema viário existente, além de um bicicletário com capacidade para 256 vagas.
Ao todo, em ambos os lados da estação, foram mais de 200 metros lineares de abertura de ruas, com guias, sarjetas, sistemas de drenagem, iluminação pública, além de sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. O visual torna-se ainda mais atraente devido à substituição dos muros de concreto em frente à construção por gradis e trabalhos de jardinagem e paisagismo.
Assim como nas demais estações novas, Itaim Paulista terá sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.
As fotos a seguir foram tiradas no dia da inauguração do novo prédio.
Veja imagens da estação em obras: http://www.tgvbr.seuhost.net/viewtopic.php?t=357
1 - Ponta Leste da plataforma

2 - Escadas para o mezanino

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4 - À esquerda, as plataformas atigas

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6 - Mais da plataforma

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8 - Elevador para deficientes

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12 - A velha plataforma ainda operando. A nova só começaria a operar depois das 14h.

13 - Urbanização do entorno

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15 - Interior do trem 5560

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20 - Passarela sul

21 - Bloqueios no mezanino

22 - Bilheteria ainda fechada

23 - Acesso sul

24 - Entrada da estação no mezanino. A passarela é pública e fica aberta 24h.
Do outro lado há uma instalação do Acessa São Paulo

25 - Estação vista da passarela sul

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28 - Lado norte da estação, com um relógio na torre

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30 - Acesso norte da estação

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35 - Bicicletário da estação

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37 - Estação vista do bicicletário

38 - De volta ao mezanino

39 - Plataforma vista das escadas de acesso

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42 - Os trens ainda paravam nas plataformas laterais

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48 - Frente do trem reformado 5560
Conhecemos o maquinista desse trem


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Fotos de Tiago Costa
Fotos da chegada à estação
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Fotos da chegada à estação
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Fotos Externas
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Fotos da plataforma
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