Estação Tamanduateí - Linha 10

Moderador: Lipe Andreense


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Estação Tamanduateí - Linha 10

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 05 Jun 2008, 21:35

ImagemImagem
Imagem
Imagem

Estação da Linha 10 - Turquesa, que futuramente terá integração com o Metrô.


Imagem


Originalmente chamava-se Parada Vemag, e foi aberta em 1955 para atender aos trens metropolitanos da E. F. Santos-Jundiaí. Hoje atende à CPTM. O nome derivava do fato de ficar atrás da fábrica da montadora alemã Vemag, em meados dos anos 1960 adquirida pela Volkswagen. O nome mais tarde foi alterado para Tamanduateí, devido à proximidade com este rio. Até 1964 manteve o nome original.
(texto de http://www.estacoesferroviarias.com.br)


01 - Plataforma destino Rio Grande da Serra
Imagem


02 -
Imagem


03 -
Imagem


04 - Saguão de acesso
Imagem


05 -
Imagem


06 - Plataforma destino Luz
Imagem


07 -
Imagem


08 -
Imagem


09 -
Imagem


10 -
Imagem


11 -
Imagem


12 - Passarela da estação, na área livre
Imagem


13 - Olhando pro outro lado
Imagem


14 - Entrada da estação
Imagem
Imagem


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 22 Jan 2009, 15:58

Novas fotos da estação, postadas por Rafael Camargo no SSC



01 plataformas
Imagem

02 - plataforma e trilhos
Imagem

03 Sentido Luz
Imagem

04 sentido ABC
Imagem

05 do alto sentido Luz
Imagem

06 reparem no Expresso Tiradentes ao fundo
Imagem

07 o òtimo 2100 chegando (adoro ele)
Imagem

08 um dos halls
Imagem

09 entrada, simples e simpática
Imagem

10 - O acesso, me disseram que esse acesso era perigoso pq havia uma favelinha nessa rua, mas nao vi nada, ao lado há uma construção nova, achie seguro o local. Ao fundo da foto já aparece o Shop Central Plaza
Imagem
Imagem


Lopes
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1535
Registrado em: 20 Jun 2008, 17:10

Mensagem não lida por Lopes » 22 Jan 2009, 16:24

Nossa! Que lugar estranho!
Espero que quando o Metrô chegue de fato, arrume logo essa região.
Deve ser perigoso sim pelo fato dessa ruína aí do lado que deve ser um belo esconderijo para os famosos "nóias"... :@:
Rodrigo Lopes

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Jan 2009, 15:16

Moro na Vila Bela, a uns 15 min. à pé dessa estação...

Até pouco tempo atrás, no lugar onde foi feita essa construção (que vai servir de estacionamento para o Shop. Central Plaza, uma vez que parte do estacionamento atual foi desapropriada para a construção da via elevada por onde vai passar o metrô) havia uma favelinha beeeeem barra pesada, tanto que o povo daqui ia até São Caetano pegar trem pra evitar passar por lá.

Uma coisa: passei por lá ontem, as obras do metrô estão em ritmo MUITO acelerado ultimamente. Uma coisa me chamou atenção: está sendo construído algo que parece ser uma extensão da plataforma, do lado oposto de onde vai ficar a estação do metrô, onde antes ficava a passagem de nível da Rua Vemag... será que vão aumentar o comprimento da platamorma para comportar trens maiores ou algo assim!? =o

Postarei fotos assim que possível.


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jan 2009, 15:56

Eduardo GJF escreveu:Moro na Vila Bela, a uns 15 min. à pé dessa estação...

Até pouco tempo atrás, no lugar onde foi feita essa construção (que vai servir de estacionamento para o Shop. Central Plaza, uma vez que parte do estacionamento atual foi desapropriada para a construção da via elevada por onde vai passar o metrô) havia uma favelinha beeeeem barra pesada, tanto que o povo daqui ia até São Caetano pegar trem pra evitar passar por lá.

Uma coisa: passei por lá ontem, as obras do metrô estão em ritmo MUITO acelerado ultimamente. Uma coisa me chamou atenção: está sendo construído algo que parece ser uma extensão da plataforma, do lado oposto de onde vai ficar a estação do metrô, onde antes ficava a passagem de nível da Rua Vemag... será que vão aumentar o comprimento da platamorma para comportar trens maiores ou algo assim!? =o

Postarei fotos assim que possível.
É apenas um chute: A nova estação se ligará com a atual, que vai ter também o mesmo padrão da nova. Creio que esta extensão pode ser uma plataforma provisória, para futuras obras de modernização do corpo atual.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jan 2009, 18:01

Para construir a estação nova, toda a parte descoberta da plataforma atual será demolida, por isso estão estendendo a plataforma do outro lado.
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Jan 2009, 18:22

Amanhã de manhã vou passar por lá e tentar tirar umas fotos.

Imagino que vá ser difícil a integração, uma vez que a estação do metrô vai ser suspensa e a pelo menos 20m de distância do fim da plataforma atual da estação da CPTM. Provavelmente vai ser gambiarra, assim como na Barra Funda e no Brás.

A situação é essa:
Imagem

Esse ponto onde existia o cruzamento (hoje lacrado) é onde está sendo construída a suposta plataforma.

O que se ouve é que o estacionamento do Shopping, ao norte, seria desapripriado para a passagem da linha do Metrô e aquela construção na Rua Vemag onde antes era uma favela seria o novo estacionamento.
Mas as obras do metrô no estacionamento já começaram e o lugar continua funcionando, apenas com algumas "ilhas", que seriam as posições dos pilares de sustentação do futuro elevado.

A construção do futuro estacionamento parece paralisada, uma vez que o lugar está fechado e não há mais sinal de vida.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Jan 2009, 18:25

@lipe_andreense

Comecei a fazer meu post antes de você postar. Isso esclarece bastante.
Pelo jeito a estação do metrô vai ser maior do que eu assinalei na foto.


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jan 2009, 18:42

Na verdade não vai ter gambiarra, vai ser construída uma estação Tamanduateí totalmente nova para a linha 10 da CPTM, exatamente abaixo da estação do metro.

A estação terá 2 plataformas centrais e 4 vias


Será ais ou menos assim:

Imagem
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Jan 2009, 19:03

lipe_andreense escreveu:Na verdade não vai ter gambiarra, vai ser construída uma estação Tamanduateí totalmente nova para a linha 10 da CPTM, exatamente abaixo da estação do metro.

A estação terá 2 plataformas centrais e 4 vias


Será ais ou menos assim:

Imagem
FINALMENTE!

Sério, a estação Brás é péssima, não queria ver a Tamanduateí na mesma situação.

Pelo que vejo, a estação atual terá uma parte demolida para a construção da nova e as plataformas prolongadas para o outro lado, e enquanto a nova estiver sendo construída, a antiga vai ficar funcionando com a estrutura temporária... interessante isso, finalmente um projeto que não tem nenhuma "escorregada de Engenharia"! (eu espero)

Agora (perdoe a curiosidade desse simples mortal hehe), o que será feito para que a divisão de uma das vias (acredito eu vá ser assim como é em São Caetano) não atrapalhe o tráfego durante as obras?


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jan 2009, 19:08

Aí já é mais do que eu sei, heheh

Mas sei que uma das vias será mantida exatamente no mesmo lugar.


O que deverão fazer é algo semelhante o que foi feito nas obras da linha 12: construirão uma via provisória, se necessário

Normalmente as fases da construção são otimizadas para não atrapalhar o trafego, mas acredito que em certo estágio da obra, os trens terão que trafegar por via unica, mas isso deve ser feito apenas aos fins de semana, para não prejudicar muitos usuários.
Imagem

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 24 Jan 2009, 19:23

Obrigado assim mesmo :P

Agora, seria interessante se o Central Plaza tivesse integração com as estações, assim como Tatuapé e Santa Cruz. :D

Mas vi uma vez na Folha da V. prudente que a acessoria do shopping disse que o prédio não tem estrutura para isso. wll

Enfim, digo isso porque tanto a Rua Guamiranga quanto a Rua Vemag são horríveis, ambas pavimentadas com paralelepípedos e cheias de lama (como dá pra ver na foto acima), seria melhor se os usuários pudessem ir da estação para o shopping sem ter que passar por elas, ou então que ruas decentes fossem feitas ali.

Mais uma coisa: logo atrás do shopping existe uma linha de transmissão da Eletropaulo, vi ultimamente que algumas das torres da linha foram substituídas por postes de concreto, no lugar das torres de alumínio, e mais altos que as torres, sabe se a linha de transmissão passará por cima da linha do metrô?

(ah, como eu queria uma conversa com o engenheiro responsável pela obra *O*)

Nossa, desculpe pela enxurrada de perguntas hehe


Correia431M
MEMBRO MILLENIUM - SENIOR
Mensagens: 1059
Registrado em: 14 Set 2008, 01:10
Localização: Vila Matilde - Linha 3 Vermelha
Contato:

Mensagem não lida por Correia431M » 24 Jan 2009, 19:28

lipe_andreense escreveu:Na verdade não vai ter gambiarra, vai ser construída uma estação Tamanduateí totalmente nova para a linha 10 da CPTM, exatamente abaixo da estação do metro.

A estação terá 2 plataformas centrais e 4 vias


Será ais ou menos assim:

Imagem
Em cima disso eu pergunto: A linha de bloqueios de transferência do Metrô para a CPTM será livre (como em BAS e Barra Funda), ou será transferência paga (como em Itaquera e TAT)?
***Dom Moreira 1178***

Instagram: @dommoreira1178
Twitter: @DomMoreira1178


Autor do tópico
Lipe Andreense
MODERADOR CPTM
Mensagens: 1957
Registrado em: 05 Jun 2008, 13:25
Localização: Santo André - SP

Mensagem não lida por Lipe Andreense » 24 Jan 2009, 19:32

Livre
Imagem


Francis
MODERADOR GLOBAL
Mensagens: 1160
Registrado em: 15 Jun 2008, 17:32
Localização: São Caetano do Sul, São Paulo.

Mensagem não lida por Francis » 24 Jan 2009, 23:14

Rodrigo Leste 4 escreveu:Em cima disso eu pergunto: A linha de bloqueios de transferência do Metrô para a CPTM será livre (como em BAS e Barra Funda), ou será transferência paga (como em Itaquera e TAT)?
Na verdade, o sistema de transferência tarifada existente em Tatuapé e Itaquera é uma exceção, para "forçar" o usuário a não usar a linha 3 naqueles trechos. Isto poderia causar superlotação (mais) em Itaquera e TAT, e "subutilizar" a linha 11. Imagine quantas pessoas desejariam não precisar andar aquilo tudo em Brás e fariam a transferência em Itaquera e TAT, onde é só mudar de plataforma. Creio que, com a linha 11 chegando em Barra Funda e operando com o mesmo nível de desempenho (ATO, em breve), estas transferências serão também liberadas.

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 25 Jan 2009, 16:05

Como prometido:

1 - Obras de alongamento da plataforma:
Imagem

2 - Antigo cruzamento, onde as plataformas temporárias estão sendo feitas:
Imagem

3 - Rua Vemag:
Imagem

4 - Rua Guamiranga:
Imagem

As ruas Vemag e Guamiranga ainda conservam o pavimento de paralelepípedos, feito na época da construção da fábrica da Vemag (que agora eu não lembro quando foi, mas acredito que seja por volta de 1940/50), creio eu que essas ruas precisarão ser asfaltadas para comportar o movimento da estação.

5 - Linhas de transmissão da Eletropaulo, em segundo plano os postes de concreto que estão sendo colocados no lugar das torres metálicas:
Imagem

Acredito que a Eletropaulo precisou trocar as torres por postes mais altos, para que exista uma altura segura entre a linha de alta tensão e o elevado com os trlhos do metrô.

6 - Pilares de sustentação do elevado por onde passará a linha do metrô:
Imagem

7 - Canteiro de obras visto da Rua Guamiranga, vê-se os pilares de concreto sendo construídos e um guindaste onde será erguida a nova estação:
Imagem

Creio eu que esse canteiro nunca tinha sido fotografado em tais detalhes, só não cheguei mais perto porque alguns seguranças já estavam me olhando torto. <_<
Desculpem-me se exagerei na quantidade de fotos, me empolguei :rl:
Editado pela última vez por Eduardo GJF em 25 Jan 2009, 19:32, em um total de 1 vez.


Edegar Faria
Novato
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Dez 2008, 16:37

Mensagem não lida por Edegar Faria » 25 Jan 2009, 16:39

Boas fotos!

Passei pela estação ontem e pude perceber que o impacto no shopping não está sendo tão grande como todos imaginavam.

O ritmo das obras está bastante acelerado, tanto nas do Metrô como nas plataformas provisórias. :D

E outra, assim como aconteceu com as novas estações na linha 12, acredito que haverá adequações dos entornos... E, o que é melhor, com investimentos tanto do Metrô como da CPTM.

Avatar do usuário

HGP
CO-FUNDADOR
Mensagens: 2870
Registrado em: 05 Jun 2008, 21:06
Localização: São Paulo - SP

Mensagem não lida por HGP » 25 Jan 2009, 16:45

Valeu Edu pela atualização!


Haiser
MEMBRO SENIOR
Mensagens: 1347
Registrado em: 24 Jun 2008, 01:18
Localização: São Paulo SP
Contato:

Mensagem não lida por Haiser » 25 Jan 2009, 17:12

Edu, aqui só abriu a quinta foto :(

Avatar do usuário

Eduardo GJF
MEMBRO PLENO
Mensagens: 601
Registrado em: 22 Jan 2009, 18:58
Localização: São Paulo

Mensagem não lida por Eduardo GJF » 25 Jan 2009, 19:17

Hora de hospedar as fotos em outro lugar o/

Responder Exibir tópico anteriorExibir próximo tópico

Voltar para “CPTM - SP”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes